Contaminação por metais pesados

August 30, 2016

 

Você pode não perceber, mas sim, está presente em sua vida

 

Na natureza são encontrados vários metais, alguns metais são essenciais a saúde, mas outros são nocivos e até mesmo os essenciais podem ser nocivos dependendo da dose.

 

Os metais pesados como arsênio, chumbo, mercúrio ou cromo, podem estar presentes na água contaminada, que pode contaminar o ar e também os alimentos causando problemas de saúde com o passar dos anos, que se manifestam através do surgimento de sintomas como náuseas, vômitos ou cansaço excessivo, por exemplo.

 

Mas os metais pesados também podem estar presente em alguns objetos domésticos como brinquedos, medicamentos, tinta da parede, lâmpadas e em cosméticos como maquiagens e desodorantes por exemplo.

 

Geralmente, os metais pesados não provocam sintomas quando entram pela primeira vez em contato com o organismo, no entanto, têm a capacidade de ir se acumulando dentro das células do organismo, provocando problemas como alterações renais, como a insuficiência renal, lesões cerebrais, aumento da pressão arterial e existe a suspeita de que também possa aumentar o risco de câncer.

 

Sintomas dos seis Principais metais pesados:

Os seis metais pesados que são mais perigosos para saúde são mercúrio, arsênio, chumbo, bário, cádmio e cromo. Saiba como identificar os sinais de contaminação de cada um deles:

 

1. Sinais de contaminação por mercúrio

Sintomas: dores musculares e nas articulações, enxaqueca, distúrbios gastrointestinais, alterações cardíacas, alterações de memória (inclusive Mal de Alzheimer), depressão, náuseas, perda de cabelos, distúrbios menstruais, vômitos, diarreia, aumento da pressão arterial e a longo prazo, problemas nos rins ou cérebro, assim como, alterações na visão, audição.

Fontes de contaminação por mercúrio: águas contaminadas com mercúrio, contato direto com mercúrio, contato com o interior das lâmpadas e pilhas e alguns tratamentos dentários, conhecido principalmente por obturação de amálgama.

 

2. Sinais de contaminação por arsênio

Sintomas: Náuseas, vômitos, alteração do ritmo cardíaco e sensação de bolinhas nas mãos e pés. Já quando o contato acontece por muito tempo, pode levar ao surgimento de câncer na pele, pulmões, fígado ou bexiga.

Fontes de contaminação por arsênio: pode ser encontrado em tintas, corantes, medicamentos, sabonetes, assim como fertilizantes e pesticidas. Além disso, o arsênio também pode ser encontrado na água de poços privados que não são testados e desinfetadas regularmente.

 

3. Sinais de contaminação por chumbo

Sintomas: Enfraquecimento das articulações, aumento da pressão arterial e anemia, podendo levar ao desenvolvimento de problemas nos rins, cérebro e até aborto em mulheres grávidas ou infertilidade nos homens.

Fontes de contaminação por chumbo: pode ser encontrado em todo o ambiente, incluindo ar, água e solo, pois é um metal muito utilizado pela indústria para fazer objetos como pilhas, canos de água, tinta ou gasolina, por exemplo.

 

4. Sinais de contaminação por bário

Sintomas: Vômitos, cólicas abdominais, diarreia, dificuldade para respirar, fraqueza muscular e aumento da pressão arterial.

Fontes de contaminação por bário: pode ser encontrado em algumas lâmpadas fluorescentes, fogos de artifício, tintas, tijolos, peças de cerâmica, vidro, borracha e também em alguns exames de diagnóstico.

 

5. Sinais de contaminação por cádmio

A ingestão de cádmio provoca:

Dor de estômago, vômitos e diarreia. Ao longo do tempo, a ingestão ou inalação deste metal pesado pode causar doenças nos rins, problemas nos pulmões e enfraquecimento dos ossos.

Fontes de contaminação por cádmio: está presente em todos os tipos de solo ou pedras, assim como no carvão, fertilizantes minerais, pilhas e plásticos de alguns brinquedos.

 

6. Sinais de contaminação por cromo

Sintomas ao inalar o cromo: Irritação no nariz, dificuldade para respirar, asma e tosse constante. Já a longo prazo, podem surgir lesões permanentes no fígado, rins, sistema circulatório e pele.

Fontes de contaminação por cromo: é utilizado para fazer objetos em inox, cimento, papel e borracha e, por isso, pode ser facilmente inalado em locais de construção ou durante a queima de papel ou borracha, por exemplo.

 

 

Please reload

Featured Posts

Visita técnica dos alunos da SATC nos laboratórios da Biozenthi

October 14, 2016

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags