Doação de sangue, sua ajuda salva várias vidas!

A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias.
Sua contribuição é muito importante para que sejam mantido o estoque necessário às necessidades dos hospitais.
Não é preciso um motivo especial para doar sangue. Não importa a razão, após a doação você se sentirá bem sabendo que ajudou alguém. Também podemos lembrar que doamos hoje para que se um dia precisarmos alguém irá doar para nós.
Sou doador de sangue e garanto que não é nada difícil a doação e também não demora muito e após o processo faz um lanche para reabastecer o organismo.
Conversei com a Rosinete dos Santos do HEMOSC de Criciúma, sobre os critérios da doação, periodicidade, tempo de doação e demais informações importantes.
Todo o procedimento é feito com materiais descartáveis em um ambiente adequado. O doador não é exposto a qualquer risco de contaminação. Além disso, o volume de sangue coletado, cerca de 450 ml, é rapidamente reposto pelo organismo.
Para doar é preciso:
Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18, estar acompanhado por responsável legal).
Possuir no máximo 60 anos para a primeira doação, e se já doou alguma vez até os 60, pode doar até os 69 anos.
Pesar mais de 50 kg.
Sentir-se bem e com saúde.
Estar bem alimentado.
Portar documento de identificação com foto recente, expedido por órgão oficial.
Você não pode doar se:
Fez cirurgia recentemente, é preciso aguardar um período de um ano mais ou menos.
Estiver em jejum prolongado.
Comeu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas ou tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas.
Fez endoscopia/colonoscopia nos últimos 6 meses.
Fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses.
Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias.
Teve hepatite viral após 11 anos de idade.
Estiver grávida ou amamentando criança com menos de 1 ano.
Usa determinados medicamentos ou drogas.
Teve contato sexual com parceiros eventuais.
Teve DST nos últimos 12 meses.
Não tiver dormido ao menos 6 horas na noite anterior à doação.
Fez tratamento dentário sem anestesia no último dia ou com anestesia local nos últimos 3 dias.
Ao fazer a doação peça para conhecer mais sobre a doação de medula. Você pode ter compatibilidade com alguém que não conhece mas que esteja precisando de sua ajuda.
A Rosi citou também dois projetos muito importantes que o HEMOSC faz com escolas e empresas.
Projeto Escola
Mais do que sensibilizar para a importância da doação de sangue, é preciso criar uma consciência e postura de doador em meio a uma população que tem medo de doar ou não conhece o processo da doação.
Foi pensando nisso que o HEMOSC implantou o Projeto Escola, uma alternativa que busca quebrar tabus e desmistificar medos e preconceitos a respeito da doação de sangue.
O Projeto Escola leva os profissionais do HEMOSC até às escolas do Ensino Fundamental e Médio. E é dentro da sala de aula que os alunos assistem às palestras e vídeos sobre a importância da doação de sangue.
Além de palestras, recebem folhetos explicativos, participam de gincanas, feira de ciências, passeatas e ainda podem realizar visitas ao Hemosc. Com estas visitas, o aluno poderá identificar na prática todo o processo de doação de sangue, além de perceber a segurança, higiene e tranqüilidade do ambiente.
Projeto Empresa Solidária
Para possibilitar o aumento das doações e uma melhor integração entre o HEMOSC e a comunidade, foi criado o "Projeto Empresa Solidária" que prioriza a participação de empresas no processo de conscientização e educação para a doação de sangue.
A empresa tem um papel importante como espaço de discussão de valores e princípios ligados à cidadania e à solidariedade humana.
O "Projeto Empresa Solidária" tem como meta realizar campanhas anuais em empresas, e estas, por sua vez, devem eleger um dia, ou um período no ano para desenvolver atividades voltadas para a doação de sangue.
Para a empresa participar, basta entrar em contato com o Setor de Captação de Doadores do HEMOSC pelo telefone (48) 3444-7414 para cadastrar sua empresa e definir ações a serem realizadas, tais como:
• Palestras - As palestras abordarão a importância da doação de sangue, além de apresentar as rotinas do HEMOSC quanto à coleta, exames e transfusão;
• Gincanas;
• Encaminhamento de doadores ao HEMOSC.
Conversei com a mãe de um aluno do colégio Michel, no qual o colégio todo ano promove uma gincana para captação de doações de sangue. Se você pode doar, doe, e se quiser ajudar os alunos do colégio no momento da doação informem que estão doando para o Terceiro ano do Michel. As crianças agradecem a sua solidariedade.
O HEMOSC funciona de 2ªfeira a 6ªfeira das 7:30 ás 18:30h sem fechar ao meio dia. E todo segundo sábado de cada mês ficamos aberto das 8h ás 16h sem fechar ao meio dia.
Doar sangue é um dever do cidadão e um ato de responsabilidade social.
Tags: