Cinco Segredos para o clareamento da pele



No ramo da saúde e da estética conheço muitos profissionais respeitados, éticos e que prestam excelentes serviços. Em conversa com uma amiga farmacêutica e bioquímica Cristina Stang Coan sobre manchas de pele, ela me passou as seguintes informações:


As manchas de pele são queixas muito comuns nas clínicas estéticas e dermatológicas. Elas podem aparecer na face, na forma de melasmas, no colo e nas mãos na forma de lentigos senis, ou em outras regiões do corpo, onde houve uma lesão ou inflamação, que induziu a pigmentação (mancha). As sardas, chamadas efélides, muito comuns em crianças de pele e olhos claros, também podem ser clareadas.


Normalmente durante o verão essas manchas se acentuam e ficam mais escuras, por estímulo dos raios solares e da temperatura. Existem outros fatores que podem escurecer as manchas independentes do sol, como alterações hormonais, uso de anticoncepcionais orais, contato contínuo com vapores quentes, trabalhadores em cozinhas de restaurantes. Outro vilão para induzir as manchas a escurecerem é a radiação emitida pela luz fluorescente, que contém um componente azul na luz branca emitida. Essa luz está presente, além das lâmpadas, nos celulares, tablets, aparelhos de TV de LED. É isso mesmo que você está lendo, ficar muito tempo na frente do computador ou do tablet, também pode aumentar a mancha.


A época mais apropriada para tratar essas manchas é no período do inverno, pois algumas substâncias são sensibilizantes e com o calor ou incidência de raios solares, podem deixar a pele muito sensível ou provocar queimaduras. O tratamento das manchas pode ser feito utilizando produtos cosméticos em casa. É muito importante usar os produtos de maneira regular, sem esquecimentos, e nos horários recomendados.


O pigmento responsável pela coloração escura das manchas é a melanina. Ela está presente em todas as células da nossa pele, mas distribuídas de forma homogênea, sem formar as manchas. Quando ocorre algum estímulo em determinada região da pele, ela pode ser produzida em grande quantidade e se agrupar em determinados locais, formando as manchas. A ação dos clareadores consiste em inibir a produção da melanina e o de remover o pigmento por meio da renovação celular.

Cinco Dicas da farmacêutica Cristina para um melhor resultado:


1- Fazer uma boa esfoliação: A esfoliação física feita com cremes com microesferas ou sementes na pele úmida e massagens circulares, auxilia na remoção das células superficiais da pele. Removendo essa camada, remove-se células pigmentadas, deixando aparente as células mais jovens, normalmente mais claras. É importante avaliar o tipo de pele e o tipo de esfoliante a ser utilizado (sementes, microesferas), a sua abrasão, e a frequência a ser utilizado durante a semana, que varia muito conforme o tipo de pele.


2- Aplicar a quantidade certa do creme todas as noites: os cremes clareadores devem penetrar até a segunda camada da pele, para terem um efeito máximo. Muitas pessoas aplicam poucas quantidades e tentam espalhar na face toda, porém a quantidade é tão pequena que não penetra até onde deveria ir. O ideal é usar uma gota do tamanho de uma ervilha, na região da testa, e uma gota em cada bochecha, espalhando nas demais regiões. Se a mancha é muito forte, pode-se aplicar o clareador apenas em cima dela, para ter um resultado mais rápido.


3- Usar um filtro solar especial: Nem todo filtro solar vai ser eficaz contra manchas de pele. Normalmente compramos os filtros pelo FPS (Raios UVB), que é a sigla de proteção contra queimaduras solares, tendo pouca proteção contra os raios que causam manchas. Os filtros que possuem FPS e PPd (UVA-PF), esses sim, vão proteger contra a pigmentação, contra envelhecimento e queimadura. O PPd, é a sigla para proteção contra raios UVA, que induzem a nossa pele a produzir mais melanina. No Brasil os filtros solares são identificados com o fator UVA-PF para UVA e FPS/UVB para UVB.


4- Tomar os suplementos antioxidantes: A formação da melanina (que causa mancha de pele) inicia com a oxidação de algumas substâncias na pele. Já existem suplementos antioxidantes que previnem ou diminuem essa etapa de formação da melanina, auxiliando no tratamento de clareamento da pele.


5- Evitar estresse, uso de hormônios, ficar muito próximo a fontes de luz branca. Identifique tudo que está no seu dia a dia que pode estar contribuindo para a pele ficar mais manchada. O stress libera muitos radicais livres, causando oxidação de vários componentes no nosso organismo, sendo um deles, o responsável por produzir a melanina.


Para conversar mais com a farmacêutica, entre em contato pelo telefone 3437-1219, na Farmácia da Manipulação Manipulatus em frente ao Colégio Lapagesse.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

+55 48 4102-3322

contato@biozenthi.com.br

Rua José do Patrocínio, 157, Centro, Criciúma, SC - 88801-680

  • Capas_Páginas_site-09
  • Capas_Páginas_site-02
  • Capas_Páginas_site-08
Quero saber das novidades

@2020 Biozenthi criado por KDZ Websites