FOLICULITE AFETA HOMENS E MULHERES



Foliculite é a inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele aonde se encontrem os folículos, ou seja, onde temos pelos. Elas são causadas por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica dos folículos capilares. Geralmente, a causa mais comum de foliculite é a bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo).

Os folículos estão presentes em todo o corpo, com exceção das palmas das mãos, plantas dos pés e membranas mucosas, como os lábios. Eles são mais densos no couro cabeludo.

As causas mais comuns de danos ao folículo incluem:

  • Lesão ao se barbear ou atrito provocado por roupas muito apertadas;

  • Transpiração excessiva;

  • Condições inflamatórias da pele, como dermatite e acne, por exemplo;

  • Lesões gerais da pele, como escoriações ou feridas cirúrgicas;

  • Curativos de plástico ou fita adesiva aplicados sobre a pele.


A foliculite pode ser classificada em superficial ou profunda.


1. Foliculite superficial:

A foliculite superficial, que costuma ser a mais comum, afeta apenas a parte superior do folículo piloso. Os principais sintomas são o surgimento de pequenas espinhas vermelhas com ou sem pus, ou bolhas de pus que se rompem e formam pequenas crostas na parte de cima, pele avermelhada e coceiras.


1.1.Foliculite Estafilocócica

Ela ocorre quando os folículos são infectados com bactérias estafilococo. É caracterizado por coceira, inflamação com pus e pode ocorrer em qualquer região do corpo que possua pelos. Quando afeta área da barba de um homem, também é chamada de coceira do barbeiro. Embora os estafilococos vivam na pele o tempo todo, eles podem causar problemas quando entram no corpo por meio de um corte ou outro ferimento, como arranhões ou outras lesões na pele.


1.2. Foliculite por pseudômonas

As bactérias pseudômonas proliferam em ambientes aquáticos em que os níveis de cloro e o pH não são bem regulados, como banheiras de hidromassagem, por exemplo. A infecção aparece entre oito horas a cinco dias após a exposição à bactéria. Este tipo de foliculite é caracterizada por erupções vermelhas que coçam e, mais tarde, por bolhas com pus que também costumam aparecer. Áreas que ficam úmidas por mais tempo são as mais propensas à infecção.


1.3. Pseudofoliculite da barba

Trata-se de uma inflamação que só costuma afetar homens, pois os folículos pilosos infeccionados são os localizados na área da barba. Quando há foliculite, os pelos raspados, ao crescerem, se curvam e voltam para o interior da pele, acontecendo inflamações e, às vezes, cicatrizes na face e pescoço.


1.4. Foliculite Pitirospórica

Comum em adolescentes e homens adultos, este tipo de foliculite é causado por um fungo que causa inflamações avermelhadas, que coçam, nas costas e no peito. Pode afetar também o pescoço, os ombros, braços e a face.


2. Foliculite profunda


A foliculite profunda, apesar de mais rara, é uma espécie de complicação da foliculite superficial - podendo, inclusive, levar ao surgimento de furúnculo. As características mais comuns desta foliculite é o surgimento de uma lesão maior, elevada e com pus amarelado no meio, a região afetada fica muito sensível e dolorida, causando coceiras, cicatrizes e pode acontecer também a destruição do folículo piloso.

Foliculite profunda pode ser classificada em:


2.1- Sycosis barba

Neste tipo de foliculite, ocorre inflamação em todo o folículo piloso após o barbear. Pequenas inflamações aparecem primeiro no lábio superior, queixo e mandíbula. Pode aparecer constantemente com o barbear contínuo. Em casos mais graves pode deixar cicatrizes.


2.2- Foliculite gram-negativo

Costuma se desenvolver quando a pessoa usa antibióticos por longo tempo para tratar acnes. Surge principalmente no nariz. Esses medicamentos alteram o equilíbrio normal da pele, fazendo com que organismos nocivos se desenvolvam, como as bactérias gram-negativas.


2.3- Furúnculos e carbúnculos

Ocorre quando há infecção com estafilococos. É uma inflamação inchada e bem avermelhada. Conforme a quantidade de pus no interior aumenta, a região se torna mais dolorosa. Quando as lesões são muito grandes, pode haver o surgimento de uma cicatriz futuramente. O carbúnculo é um aglomerado de furúnculos, que muitas vezes ocorre na parte de trás do pescoço, ombros, costas e coxas.


2.4- Foliculite eosinofílica

Acomete principalmente pessoas com HIV. É caracterizada por manchas inflamadas, feridas com pus, principalmente no rosto e, às vezes, nos braços, que podem coçar. As feridas costumam se espalhar e deixam as áreas afetadas mais escuras do que a pele normal.

Dicas para ajudar no controle da foliculite:

  • Se você sofre de foliculite, use o gel pós barba e o gel pós depilação da Biozenthi, além de ser um excelente hidratante os produtos possuem ativos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas da foliculite. Aplique o produto logo que finalizar a barba ou a depilação e a pele vai ficar macia e menos propensa a foliculite. Você encontra estes produtos na rede farmácia SESI e farmácias de manipulação.

  • Não use barbeador elétrico

  • Não reutilize a lâmina muitas vezes

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

+55 48 4102-3322

contato@biozenthi.com.br

Rua José do Patrocínio, 157, Centro, Criciúma, SC - 88801-680

  • Capas_Páginas_site-09
  • Capas_Páginas_site-02
  • Capas_Páginas_site-08
Quero saber das novidades

@2020 Biozenthi criado por KDZ Websites