Infecção urinária é a infecção bacteriana mais comum no ser humano



A infecção urinária é mais frequente do que se imagina. Ela é causada por bactérias e causam doenças em homens e mulheres, sendo o índice muito maior em mulheres, em torno de 80%.

É a causa mais comum no ser humano, perdendo apenas para a gripe, que são causadas por vírus e não por gripe como é o caso da infecção bacteriana.

No inverno as chances de contrair a infecção aumentam. Em épocas mais frias, as pessoas costumam ingerir menos líquidos e sentem menos necessidade de ir ao banheiro. O ato de urinar auxilia na limpeza do canal da uretra e, quando isso não acontece, há um aumento da possibilidade de reter bactérias no local. Já no verão, período normalmente de férias, é natural que as mulheres mudem seus hábitos diários, como alimentação e atividades do cotidiano, causando uma oscilação no funcionamento do organismo. Este fato aumenta o risco de contrair a infecção urinária.

Os sintomas que acompanham esta infecção são bem incômodos. Quando esta infecção acomete a bexiga é chamada de cistite e quando afeta os rins, pielonefrite. No geral, o problema é causado principalmente por germes vindos do intestino. Em 85% dos casos, o problema é provocado por uma bactéria intestinal chamada Escherichia coli conhecida como E. coli.


Quais são os sintomas?

Dependendo do quadro da infecção, os sintomas podem variar. Quando a infecção é inicial e só acomete a bexiga, os sintomas são ardência para urinar, aumento da frequência de ir ao banheiro urinar e urgência para urinar. Estes sintomas são típicos da cistite, ou seja, a infecção urinária que acomete apenas a bexiga e não os rins. Quando uma cistite se transforma em uma pielonefrite, ou seja, a infecção no rim, os sintomas são mais fortes e o quadro mais sério e potencialmente grave. Geralmente há febre, vômitos e dores nas costas. A urina também tende a ficar rosada, devido a presença de sangue.


Como é feito o diagnóstico?

A partir do momento em que o paciente apresentar sintomas da infecção urinária e tiver suspeitas do problema, é recomendado procurar um médico. No geral, o diagnóstico é feito por meio do exame de urocultura, que mostra a quantidade de germes presentes no trato urinário.

Em casos positivos com a presença de bactérias, o tratamento é feito com antibióticos e a escolha deve ser baseada no resultado do exame de urina. Nos casos mais leves, o medicamento pode ser ingerido por via oral. Já nos mais graves, devem ser administrados na veia.

Sempre que tiver suspeita de infecção deve-se procurar um médico, fazer o exames e tratar. A infecção quando não tratada, a infecção tende a evoluir. Uma infecção urinaria simples, como uma cistite, quando não tratada adequadamente ou no tempo certo, pode se transformar em uma pielonefrite, que pode gerar um quadro de infecção generalizada, conhecido como sepse. Além disso pode levar a formação de abscessos no rim.

Algumas pessoas tem mais predisposição para infecções, principalmente pessoas com diabetes, câncer e aids. Outros fatores também são cálculos urinários, resíduos urinários elevado e uso de sondas urinárias. Deve-se tomar muito cuidado também com a qualidade da água que se toma e do consumo de alimentos crus. Os alimentos devem ser deixados de molho na água sanitária e posteriormente lavados em água corrente. Ter precauções com a ingestão de saladas cruas em restaurantes, pois pode acontecer delas não estarem bem lavadas. É muito comum encontrar E. coli em água não tratada, como água de poço e em caixas d’água sem muita circulação, como por exemplo após um longo período de férias.


Como dica final, as pessoas devem tomar bastante água no inverno também, cuidados e precauções em relações sexuais, limpeza constante de caixa d’agua, utilizar restaurantes de confiança e se informar como são lavadas as saladas, e cuidados na higiene pessoal. A Biozenthi Laboratórios cosméticos possui um sabonete íntimo seguro, de PH equilibrado para a região, para uma melhor higiene e sem agredir a flora bacteriana natural da região íntima.


Um abraço e até a semana que vem com mais dicas de saúde e bem estar.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

+55 48 4102-3322

contato@biozenthi.com.br

Rua José do Patrocínio, 157, Centro, Criciúma, SC - 88801-680

  • Capas_Páginas_site-09
  • Capas_Páginas_site-02
  • Capas_Páginas_site-08
Quero saber das novidades

@2020 Biozenthi criado por KDZ Websites