Anemia entenda o que é e suas consequências



Muitas vezes, as pessoas confundem alguns sintomas, se automedicam com analgésicos, aliviando assim as dores e os sintomas, mas não tratam a causa e ficam assim “remediando” uma doença. Hoje, vamos conversar um pouquinho sobre a anemia, uma doença que atinge muitas pessoas e que podem dar como sintomas, dores de cabeça frequente, irritabilidade, tonturas, infecções repetidas, perda de produtividade, mãos e pés frios, pele pálida, unhas quebradiças e quedas de cabelo. O sintoma mais comum de anemia é fadiga. Pode ser difícil para a pessoa com anemia ter energia para atividades normais.

Os sintomas da anemia estão bastante ligados à falta de oxigênio no organismo e devem ser tratados com urgência. Está em dúvida pelos sintomas se está com anemia ou estresse, procure um médico de sua confiança e faça os exames, não deixe para depois. Esses sintomas acima são facilmente confundidos com o estresse. Sim, o estresse é uma doença que acomete cada vez mais pessoas, pois vivemos numa época em que o relógio “passa mais rápido” e vivemos sempre em função de compromissos, muitas vezes sempre com prazos estourados. Para entender um pouquinho o que é a anemia, vamos entrar na biologia do sangue, como é a composição do mesmo. O sangue é formado por plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Um adulto tem em média 5 litros de sangue. Os glóbulos vermelhos são desta cor pela hemoglobina que contem, um pigmento à base de ferro comparável à clorofila das plantas. A função que este componente do sangue cumpre é de realizar a mudança gasosa , ou seja, transportar dióxido de carbono e ao chegar aos pulmões, tomar o oxigênio da respiração e iniciar de novo o caminho por todo o organismo para ir levando a cada célula a sua porção de oxigênio. Por sua vez, também recolhem detritos das células e depositam no rim, para ali serem filtrados e o útil voltar ao sangue, enquanto que o que se deve eliminar passará pela urina. Os glóbulos brancos ou leucócitos assumem o papel de defesa do nosso organismo. Movem-se rapidamente, captando as partículas ou microorganismos que podem nos atacar e então acabam com eles. Esse processo é denominado de fagocitose, a defesa permanente contra a infecção. Os glóbulos brancos são os nossos soldadinhos. As plaquetas assumem protagonismo quando um vaso se rompe, amontoam-se e aglutinam-se formando um tampão plaquetário. Desta forma, fecham a ruptura do vaso e impedem que se perca sangue por exemplo quando ocorre um corte. Elas formam as famosas casquinhas das feridas. O plasma é a parte líquida do sangue e é de uma enorme complexidade. Este componente do sangue está formado por 90% de água e uma série de elementos químicos que viajam através dele: proteínas, gorduras, hidratos de carbono, hormônios, enzimas, sais minerais... Mais de metade do sangue (55%) é plasma e a sua missão baseia-se no estabelecimento do equilíbrio de líquidos e na manutenção das caraterísticas do sangue tal e qual como está. Além disso, é a rede que transporta tudo aquilo que ingerimos : colesterol, vitaminas, proteínas, elementos de defesa... e os medicamentos que tomamos. A anemia é uma condição na qual o sangue tem quantidade de células vermelhas menor do que o normal. Anemia também pode ocorrer se as células vermelhas não contêm hemoglobina suficiente.

Essas células são fabricadas na medula óssea e vivem em torno de 120 dias na corrente sanguínea. Células brancas sanguíneas e plaquetas também são fabricadas na medula óssea. Muitos tipos de anemia são moderados, de curto prazo e facilmente tratáveis. Alguns tipos podem até ser prevenidos com uma alimentação saudável. Outros tipos podem ser tratados com suplementos alimentares. Porém, certos tipos de anemia podem ser graves, de longa duração e ameaçar a vida se não forem diagnosticados e tratados. Se a pessoa tiver sinais e sintomas de anemia, deve procurar um médico. O tratamento dependerá das causas da anemia e sua gravidade. Esses sinais e sintomas de anemia podem ocorrer porque o coração tem que trabalhar mais forte para bombear mais sangue rico em oxigênio através do sangue. Algumas pessoas com anemia podem ter arritmia, que é um problema na frequência ou ritmo da batida do coração. Com o tempo, arritmias podem danificar o coração e ocasionar insuficiência cardíaca. Anemia também pode danificar outros órgãos do corpo porque o sangue não consegue prover oxigênio suficiente para eles. Anemia pode enfraquecer pessoas com câncer ou AIDS e ameaçar o tratamento para essas doenças e também pode causar muitos outros problemas de saúde.


Tratamento de Anemia


Lembre-se do que citei no início, tendo sintomas não se automediquem, procurem sempre um profissional e faça os exames. Para auxiliar no tratamento e para ajudar ao não desenvolvimento de anemias, controle bastante sua alimentação, você precisa de muito ferro. O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Para os veganos coma bastante feijão, ervilhas e salsa, uvas passa, abacate, coco, cereja... Uma forma de aumentar a quantidade de ferro é cozinhar em panelas de ferro. Para a queda capilar, você pode associar o uso de shampoos para este fim, a Biozenthi possui a linha Bioscalp Shampoo e tônico capilar, sendo o último de aplicação tópica e deixado agir no couro cabeludo. Para as unhas a Biozenthi possui um fortalecedor e reparador de unhas, que no uso de duas vezes na semana fortalece e hidrata as unhas previne de micoses e no duas vezes ao dia, ele trata as micoses nas unhas. Cuide de sua saúde, ela é seu maior patrimônio, e uma vez que ela fique comprometida, saberá o verdadeiro valor dela. Gostou destas informações, você pode me escrever e pedir assuntos que você gostaria de ver nesta página.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

+55 48 4102-3322

contato@biozenthi.com.br

Rua José do Patrocínio, 157, Centro, Criciúma, SC - 88801-680

  • Capas_Páginas_site-09
  • Capas_Páginas_site-02
  • Capas_Páginas_site-08
Quero saber das novidades

@2020 Biozenthi criado por KDZ Websites