Raios solares x Câncer de pele

A radiação solar é composta por ondas eletromagnéticas com uma faixa longa de comprimento e consequentemente muitas frequências. Devido a esta variação de frequência, temos variações de energia que são proporcionais também à variação do comprimento de onda. Quanto menor o comprimento de onda maior é a energia.

Para você entender um pouquinho como age e quais as consequências dos raios UV na pele, de toda a faixa de radiação solar, vamos focar na faixa que vai de 100 nm (nanômetros) a 400 nm. Nanômetros é a unidade de medida dos comprimentos de onda dos raios solares. Neste comprimento de onda é que estão os raios ultravioletas (UVA, UVB e UVC).

Estatisticamente, o que já ouvimos falar bastante é que temos que fugir ao máximo do sol em alguns horários. O horário mais crítico fica entre 09:00 e 16:00, correspondendo cerca de 80% da incidência dos raios ultravioletas.

Lembre-se de que mesmo dentro de casa ou do escritório você não estará 100% protegido dos raios UVA, caso esteja próximo a vidraças, umas vez que os vidros não filtram a maioria dos raios UVA.

O uso de roupas, chapéus, bonés, manga longa, etc.. e o filtro solar em regiões do corpo expostas aos raios solares é imprescindível. Filtro solar no rosto deve ser usado o ano inteiro, pois os raios ultravioletas estão presentes o ano todo e o não cuidado com eles, fazem o aparecimento de manchas, como os conhecidos melasmas e o envelhecimento precoce. Não é difícil vermos pessoas que ficam expostas direto ao sol, com a pele manchada e com maior quantidade de rugas do que uma pessoa que usa filtro e se protege melhor do sol. Também deve-se ficar atento a reaplicar o filtro solar. Geralmente a cada três ou quatro horas, na média duas vezes ao dia geralmente é o suficiente. Utilize fotoprotetores para o rosto com FPS em torno de 30 FPS/UVB e com proteção UVA de pelo menos 20 PPD/UVA.

Chamo a atenção para o uso de filtro solares com os ativos, benzofenona-3, benzofenona-4 e metoxicinamato, pois os estudos feitos com filtros solares apontam estes ingredientes como tóxicos, podendo causar dermatites de contato e alguns deles foram encontrados na urina e no plasma humano, absorvidos pela corrente sanguínea. Como falei, são estudos que indicam isso, mas que ainda não se tem uma conclusão, porém o caso de alergias com estes tipos de ativos são comuns e se puderem ser evitados melhor, principalmente em crianças.

Então como dica principal sobre o assunto que vimos hoje, a proteção dos raios solares, deixa uma pele mais jovem, mais bonita, mais hidratada e principalmente saudável. Se você ainda não cuida bem de sua pele, o que acha de cuidar melhor a partir de hoje, usando filtro solar, chapéu, bonés e sempre que poder para fugir do sol?

Um abraço e até a semana que vem!!!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

+55 48 4102-3322

contato@biozenthi.com.br

Rua José do Patrocínio, 157, Centro, Criciúma, SC - 88801-680

  • Capas_Páginas_site-09
  • Capas_Páginas_site-02
  • Capas_Páginas_site-08
Quero saber das novidades

@2020 Biozenthi criado por KDZ Websites